Skip links

Marcas territoriais são autênticos motores de afirmação e desenvolvimento económico

Marcas territoriais são motores de afirmação e desenvolvimento económico. Urge refletir sobre a forma como gerimos e planeamos as nossas aldeias, vilas e cidades.

As marcas territoriais são autênticos motores de afirmação e desenvolvimento económico. Ao longo da última década, em particular no passado triénio, marcado por uma forte instabilidade devido ao contexto político, económico e social, os territórios têm vindo a deparar-se com uma panóplia de novos desafios que, em certa parte já existiam, mas foram-se tornando cada vez mais evidentes.

Se o desenvolvimento territorial estava ancorado em soluções tão tangíveis como a criação de vias de comunicação, infraestruturas e a instalação de saneamento básico, hoje a realidade é bem diferente. Os tempos evoluíram, os problemas mudaram e as respostas terão necessariamente de ser diferentes. Neste contexto, urge refletir sobre a forma como gerimos e planeamos as nossas aldeias, vilas e cidades. Num mundo em constante globalização, marcado por uma grande dependência e sucessiva concorrência na captação e retenção de recursos, residentes, visitantes, turistas e investidores, é fulcral consolidar uma perceção positiva e atrativa do território.

Essa imagem percebida só é possível construir através de uma gestão integrada e consistente da respetiva marca territorial. Para isso, não basta desenhar um logótipo bonito, ter um perfil de Facebook ou desenvolver meros filmes promocionais. É preciso ir muito mais longe. Concretizar um novo modelo de gestão e de desenvolvimento sustentável, assente na capacidade de fazer uma leitura e um diagnóstico da realidade, traçando um caminho prático e uma visão que dê resposta, de forma clara e objetiva, às necessidades das comunidades e de tudo o que gravita ao seu redor.

Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial

Ainda que este universo científico esteja a dar os primeiros passos, já são mais que evidentes as provas do seu contributo para o desenvolvimento económico, social e cultural dos lugares. Do litoral ao interior, são vastos os exemplos de vilas e cidades que cresceram e se afirmaram por via de fortes investimentos em branding e em marketing territorial.

Alguns destes casos, municípios de baixa densidade, estão agora a colher frutos dessa consistência, através da inversão da tendência de decréscimo populacional, aumento do investimento privado e crescimento das receitas do setor do turismo, demonstrando de forma inequívoca que a coesão e as assimetrias regionais podem ser compensadas com as políticas certas.

Artigo publicado em eco.sapo.pt no dia 19 de julho de 2022

Veja outras histórias.