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HISTÓRIAS

Contamos histórias de pessoasde marcasde territórios

Das lendas não contadas do nosso passado às narrativas das comunidades locais, procuramos inspirar-nos nos valores únicos de cada lugar.

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ENTREVISTA

"Uma boa marca tem de refletir a autenticidade e a identidade do território"

Nascido no início de dezembro de 2022, ao abrigo de uma parceria entre o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School, o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais promete revolucionar as práticas nacionais ao nível da gestão de marcas territoriais, num trabalho que vai trazer também vantagens ao nível do turismo.

— TODAS AS HISTÓRIAS

“Uma boa marca tem de refletir a autenticidade e a identidade do território”

Nascido no início de dezembro de 2022, ao abrigo de uma parceria entre o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School, o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais promete revolucionar as práticas nacionais ao nível da gestão de marcas territoriais, num trabalho que vai trazer também vantagens ao nível do turismo.

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CEIT promove edição especial de Bolo Rei para reduzir o desperdício de maçã Bravo de Esmolfe

Em contagem decrescente para o Natal, o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, por intermédio da plataforma drbravo.pt, em parceria com produtores locais, lançou uma iniciativa que visa comercializar uma edição especial de Bolo Rei feito a partir de maçãs Bravo de Esmolfe, produto único no mundo, originário de Esmolfe em Penalva do Castelo.

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Marcas territoriais são autênticos motores de afirmação e desenvolvimento económico

As marcas territoriais são autênticos motores de afirmação e desenvolvimento económico. Ao longo da última década, em particular no passado triénio, marcado por uma forte instabilidade devido ao contexto político, económico e social, os territórios têm vindo a deparar-se com uma panóplia de novos desafios que, em certa parte já existiam, mas foram-se tornando cada vez mais evidentes.

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O marketing territorial é o ingrediente-chave para o crescimento de um território

O século XXI tem assinalado, cada vez mais, uma nova agenda ao nível do desenvolvimento territorial. As mudanças políticas, sociais e económicas, vêm evidenciando que a evolução dos territórios não pode passar só pelas políticas do “betão”, mas, sim, pela adoção de uma nova filosofia de atuação, baseada na capacidade de mobilizar, agregar, potenciar e transformar recursos em valor acrescentado.

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As marcas territoriais são à prova de bala?

Quando tudo parecia correr num curso de normalidade, uma pandemia com impactos negativos inestimáveis à escala mundial estabelece-se e transfigura a forma como vivemos, comunicamos e nos relacionamos. Se isso já não bastasse, a escalada da tensão na Ucrânia representa e afirma um tempo de ainda mais incerteza e soturnidade em todo o mundo.

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A vida são dois dias e o Carnaval são três

Desde as glamorosas máscaras venezianas, ao samba do Rio de Janeiro, passando pelos sui generis Caretos de Podence, por todo o mundo, são várias as manifestações e expressões culturais que gravitam ao redor do Carnaval. Neste sentido, vários territórios têm-se vindo a posicionar como verdadeiros “destinos carnavalescos”, estruturando e promovendo uma vibrante agenda de ativação em prol desta temática.

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Mas afinal, o turismo também entra em campo?

Quantos de nós, mesmo os que não acompanham o futebol, não parámos as nossas vidas porque a seleção iria disputar um jogo importante? Não há dúvida que o futebol tem a enorme capacidade de agregar comunidades inteiras como poucas outras modalidades o fazem. Mas afinal, o que é que o turismo tem a ver com tudo isto? Na realidade, mais do que se pensa.

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Nomadismo digital como oportunidade para os territórios de baixa densidade

O conceito de “Aldeia Global” nasceu há meio século, por via do teórico Marshall McLuhan. Segundo este, as novas tecnologias iriam eliminar as barreiras geográficas e esta nova era permitiria que a Humanidade se organizasse em tribos, assistindo-se à transição do conceito de individualismo para uma identidade coletiva, a chamada “Aldeia Global”.

O seu território tem uma história para ser contada.