Skip links

CEIT e Coimbra Business School reforçam parceria estratégica no âmbito do marketing territorial

CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School anunciaram esta segunda-feira novos projetos de investigação nos domínios do branding e do marketing territorial.

O acordo vem reforçar uma parceria iniciada em 2020, ainda no âmbito do lançamento da Pós-Graduação em Branding Territorial. Depois das primeiras edições consolidadas e do sucesso dos seus resultados, as instituições preparam novos projetos alinhados com as necessidades do futuro.

Segundo Pedro Costa, presidente da Coimbra Business School, “a Escola tem conseguido, através da Pós-graduação em Branding Territorial, concretizar o objetivo de reforçar competências de planeamento estratégico de marketing dos territórios e áreas complementares, fazendo recurso a um amplo espectro de conhecimentos. Foi ainda nesta premissa de estreitar relações com instituições de base local ou regional que a Escola criou o Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório de investigação aplicada ao marketing territorial”.

Já Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, destaca as potencialidades da simbiose entre o conhecimento científico e técnico, numa área com um enorme potencial de crescimento e de geração de valor acrescentado para os territórios.

Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial

No âmbito deste protocolo e inserido no plano de atividades do Observatório de Branding Territorial, está a ser concebido um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais. Segundo as instituições, este será “uma autêntica plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial, despertando instituições e profissionais para processos consistentes e continuados de desenvolvimento de marcas territoriais”.

O mesmo será apresentado ainda este ano e pretende capacitar municípios para o desenvolvimento de uma estratégia local de branding e de marketing territorial e, por outro lado, atribuir um reconhecimento público e validação científica desse mesmo processo e do compromisso no seu desenvolvimento estratégico e operacional. 

Veja outras histórias.