No passado dia 17 de maio, o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco sediou a conferência intitulada “Qualidade de Vida e a Sustentabilidade dos Territórios Rurais. Que futuro?” como parte das comemorações do 40.º aniversário do início das atividades letivas na Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
O evento reuniu investigadores, técnicos e agentes locais e regionais com responsabilidades nas áreas do planeamento e gestão territorial, económica e da saúde, para discutir o desenvolvimento sustentável na região do Centro Interior.
Um dos destaques da conferência foi o painel apresentado por Cristóvão Monteiro, presidente executivo CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, que abordou “O poder do branding territorial na afirmação dos territórios rurais”.
O próprio destacou a importância de criar e promover uma marca territorial forte para os territórios rurais, assinalando como o branding pode ser uma ferramenta crucial para valorizar e afirmar a identidade local, fomentar o sentido de pertença da comunidade, atrair investimentos e incentivar o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa teve como objetivo principal apresentar e discutir questões cruciais para o desenvolvimento sustentável na região, com foco na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade dos territórios rurais. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar conhecimentos, trocar experiências e delinear estratégias para enfrentar os desafios atuais e futuros que impactam estas áreas.
A conferência foi um espaço de debate e cooperação, enfatizando a necessidade de colaboração entre diversos setores e agentes na busca por soluções inovadoras e eficientes para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais.