A iniciativa, promovida pelo CEIT, insere-se na agenda de ações anuais do Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais, projeto de investigação em parceria com a Coimbra Business School | ISCAC que visa mapear, reconhecer e implementar as melhores práticas ao nível da gestão de marcas territoriais em Portugal.
A campanha inclui a colocação de outdoors nas principais autoestradas do país e um vasto conjunto de conteúdos digitais vinculados nas redes sociais.
Segundo Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, “o objetivo principal desta campanha é promover uma compreensão mais profunda e uma maior valorização das marcas territoriais enquanto ativos estratégicos para o desenvolvimento a nível local, regional e nacional. Ao realçar a importância da proximidade e da identidade das regiões, pretendemos incentivar a adoção de políticas públicas mais sustentáveis e participadas. As marcas territoriais podem e devem impulsionar o crescimento económico, a coesão social e o sentimento de pertença da comunidade”.
A campanha, que se desenrolará ao longo dos próximos meses, envolverá não só a divulgação nas autoestradas e redes sociais, mas também a realização de workshops e formações, com o objetivo de convidar a comunidade, as autoridades locais e outros intervenientes a discutir sobre o potencial das marcas territoriais.
“Esperamos que esta campanha desperte o interesse de todos os setores da sociedade e que possamos, em conjunto, fortalecer a relevância das marcas territoriais como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento sustentável e a preservação da nossa identidade.” apontou o responsável.