Skip links

CEIT integra organização de Conferência Internacional de Resíduos

Promover a discussão sobre o planeamento, a conceção e a gestão dos serviços e infraestruturas de gestão de resíduos são alguns dos objetivos das Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, organizadas pela APESB – Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental em parceria com a Câmara Municipal de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança, a Associação Internacional de Resíduos Sólidos e a Associação Internacional da Água, que se realizarão em Bragança de 15 a 18 de novembro.

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial tem a honra de integrar a organização deste que será um importante fórum de discussão sobre questões ambientais fundamentais para a qualidade de vida das pessoas e dos territórios.

O tema  da 13º edição intitula-se “As Singularidades e Oportunidades” e visa cruzar as singularidades das entidades gestoras de resíduos e águas com as singularidades dos territórios em termos demográficos, económicos e sociais.

O programa inclui quatro sessões plenárias destinadas a abordar os territórios, o valor, as tecnologias, os financiamentos e as pessoas. Além disso, explorar-se-ão as estratégias para a descarbonização dos setores de água e resíduos, bem como as complexas implicações da gestão circular de resíduos na gestão de aterros.

A sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires e as restantes sessões contam também com a presença confirmada da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, da Presidente do Conselho de Administração  da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Vera Eiró, da Associação Internacional de Resíduos, James Law, da Agência Portuguesa do Ambiente, Ana Sofia Vaz e de João Levy do Instituto Superior Técnico.

Para Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, “esta parceria reforça que a gestão adequada dos resíduos é um pilar essencial na construção de territórios resilientes e atrativos, onde a qualidade de vida e a sustentabilidade da comunidade são e devem ser sempre prioridades, fortalecendo ainda mais a identidade local.”

Estão ainda previstas master classes e visitas técnicas que visam discutir as mais avançadas inovações científicas e opções tecnológicas no domínio da Engenharia Sanitária e Ambiental. Segundo a comissão organizadora, estas ações proporcionarão uma autêntica plataforma para a partilha de conhecimento e análise das tendências do setor, constituindo-se como uma oportunidade única para que os profissionais e especialistas do setor de resíduos e águas se reúnam, partilhem conhecimentos e explorem soluções inovadoras para os desafios ambientais do presente, apontam os responsáveis. 

Desafiando a descentralização do conhecimento, o programa técnico e social constitui uma oportunidade única de conhecer e aproximar as pessoas às realidades locais.

A inscrição poderá ser realizada no site oficial do evento em jtir2023.apesb.org.

Veja outras histórias.