Depois do sucesso das últimas edições, a Expo Turismo Paraíba, uma das maiores feiras de turismo do Brasil, ocorreu entre os dias 25 e 27 de maio no Centro de Convenções de João Pessoa.
Organizado pelo Sebrae, o fórum tem como objetivo principal promover o turismo, impulsionar os negócios e estimular a economia paraibana. O programa abrangeu uma variedade de palestras, apresentações, sessões de networking, entre outras atividades.
Com mais de 300 expositores confirmados e uma estimativa de 18 mil participantes, incluindo profissionais do setor de turismo, agências de viagens, operadoras, hotéis, restaurantes, empreendimentos turísticos e instituições governamentais, a Expo Turismo Paraíba é o maior evento de turismo do estado e um dos mais importantes no calendário turístico brasileiro.
![Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial](https://ceit.pt/wp-content/uploads/2023/06/M017951-1024x683.jpg)
Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, com dirigentes de turismo do Estado da Paraíba, na cerimónia de abertura da Expo Turismo
Um dos destaques da programação deste ano foi a participação de Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, que encerrou o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba com uma palestra sobre boas práticas portuguesas no âmbito do turismo. No segundo dia, já na agenda do Convention Bureau Summit MICE, o especialista abordou ainda as novas tendências de inovação no turismo de negócios.
Segundo Cristóvão Monteiro, “esta foi mais oportunidade para fortalecer os laços entre Portugal e o Brasil, reforçando o posicionamento do país na vertente da inovação associada ao turismo.”
![Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial](https://ceit.pt/wp-content/uploads/2023/06/IMG_7803-2-1024x683.jpg)
O presidente executivo do CEIT, Cristóvão Monteiro, ao lado de Milu Megale, relações institucionais da Azul Viagens, Angélica Figueiredo, secretária de turismo de Queimadas e o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena
No âmbito da visita da comitiva do CEIT à Paraíba, também foram promovidas um conjunto de visitas técnicas em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da PBTUR e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Económico, que possibilitaram conhecer um conjunto de casos de estudo no âmbito do turismo cinematográfico e de base comunitária, que se têm revelado fundamentais para o crescimento do turismo paraibano e que apresentam grande potencial de implementação em Portugal.