Skip links

CEIT realiza missão de benchmarking na Paraíba

Em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, visitou a região e vivenciou experiências turísticas, culturais e gastronómicas com o objetivo de fortalecer laços de promoção e partilha de boas práticas.

A temática do empreendedorismo social, turismo rural de base comunitária e a economia criativa foram o foco da visita realizada pela comitiva do CEIT à Paraíba. Uma ação promovida em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Económico e da PBTUR.

Tendo como propósito principal conhecer as experiências no interior do Estado, o contacto in loco com a autenticidade do Sertão proporcionou uma panóplia de experiências que traduzem verdadeiramente a identidade da Paraíba, principalmente por via de projetos e iniciativas que envolvem a comunidade local e possuem um profundo compromisso com o desenvolvimento sustentável do território.

“O maior ativo da Paraíba são as pessoas.”

Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial

O presidente executivo do CEIT, Cristóvão Monteiro, com o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo e o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena

“Todas as experiências que vivenciámos certificam a excelência no que concerne à hospitalidade, ao acolhimento e à simplicidade que somente os verdadeiros embaixadores do território podem promover. Não tenho dúvidas que estas e outras singularidades reforçarão o posicionamento da Paraíba como a jóia rara do Nordeste, um destino que, de facto, oferece muito mais que sol e mar”, destaca Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT.

Num roteiro de dez dias, a viagem contemplou atrativos e produtos turísticos do Sertão ao Litoral, incluindo as cidades de Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Baía da Traição, Campina Grande, Conde, Cabedelo e a capital, João Pessoa.

Para além das ações de benchmarking, foram ainda promovidos um conjunto de encontros institucionais, que visaram estabelecer parcerias e fortalecer os laços entre Portugal e o Brasil.

Veja outras histórias.