Em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, visitou a região e vivenciou experiências turísticas, culturais e gastronómicas com o objetivo de fortalecer laços de promoção e partilha de boas práticas.
A temática do empreendedorismo social, turismo rural de base comunitária e a economia criativa foram o foco da visita realizada pela comitiva do CEIT à Paraíba. Uma ação promovida em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Económico e da PBTUR.
Tendo como propósito principal conhecer as experiências no interior do Estado, o contacto in loco com a autenticidade do Sertão proporcionou uma panóplia de experiências que traduzem verdadeiramente a identidade da Paraíba, principalmente por via de projetos e iniciativas que envolvem a comunidade local e possuem um profundo compromisso com o desenvolvimento sustentável do território.
“O maior ativo da Paraíba são as pessoas.”
O presidente executivo do CEIT, Cristóvão Monteiro, com o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo e o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena
“Todas as experiências que vivenciámos certificam a excelência no que concerne à hospitalidade, ao acolhimento e à simplicidade que somente os verdadeiros embaixadores do território podem promover. Não tenho dúvidas que estas e outras singularidades reforçarão o posicionamento da Paraíba como a jóia rara do Nordeste, um destino que, de facto, oferece muito mais que sol e mar”, destaca Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT.
Num roteiro de dez dias, a viagem contemplou atrativos e produtos turísticos do Sertão ao Litoral, incluindo as cidades de Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Baía da Traição, Campina Grande, Conde, Cabedelo e a capital, João Pessoa.
Para além das ações de benchmarking, foram ainda promovidos um conjunto de encontros institucionais, que visaram estabelecer parcerias e fortalecer os laços entre Portugal e o Brasil.