No passado dia 21 de novembro, a comitiva do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial marcou presença na 1ª Conferência Rio Cidade Olímpica, realizada no Rio de Janeiro.
O evento, organizado pelo Visit Rio Convention Bureau, ocorreu no emblemático Teatro Copacabana Palace e reuniu representantes dos setores público e privado, comitês olímpicos, ex-atletas e especialistas para discutir estratégias e modelos de negócios integrados ao setor desportivo.
Apenas no ano de 2023, o Rio de Janeiro acolheu 46 eventos desportivos que contribuíram com uma injeção de US$ 169 milhões (€ 144 milhões) na economia local. Estas atividades atraíram aproximadamente 280 mil pessoas, o que equivale a 24% do público total dos eventos realizados na cidade durante esse período.
Foto: Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e Giovanna Carvalho, coordenadora de projetos internacionais.
A programação contou com debates sobre políticas públicas de turismo para o desporto, seguida de uma mesa redonda sobre a relevância das competições desportivas internacionais para o desenvolvimento da atividade com representantes das Confederações Brasileiras de Volei, Atletismo, Vela e Canoagem.
Além disso, foram dinamizadas discussões sobre o impacto do desporto na inclusão social e apresentados cases de sucesso sobre modelos de negócios para eventos desportivos, com representantes de projetos consagrados como a Maratona do Rio, XTERRA e Rally dos Sertões.
De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, “o evento reforça a importância do desporto como um elemento catalisador do desenvolvimento do território e da marca Rio de Janeiro.”
Ainda, segundo Giovanna Carvalho, coordenadora de projetos internacionais do CEIT, “a realização de eventos que destaquem a vocação desportiva da cidade representa um grande avanço para ampliação e valorização do Rio de Janeiro como exemplo de visão estratégica associada às políticas públicas de desenvolvimento socioeconómico e realização de grandes eventos desportivos.”