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CEIT integra radar de inteligência turística de João Pessoa

O projeto surge de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba e o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, entidade portuguesa especializada em estratégia, investigação e desenvolvimento de marcas territoriais.

O Radar de Inteligência da Economia do Turismo (RIET) foi lançado oficialmente esta semana e será coordenado pela Secretaria de Turismo da prefeitura de João Pessoa. Nesta primeira fase, pretende mapear informações, dados e indicadores sobre a marca territorial, apresentando-os a toda a cadeia de valor do turismo através de publicações, painéis, boletins económicos e anuários estatísticos dinâmicos.

Branding territorial, Marketing territorial, Desenvolvimento de marca territorial, Posicionamento de marca territorial Identidade de marca local Comunicação de marca territorial Estratégias de marketing local Atração de investimentos locais Turismo e marketing territorial Gestão de território, Place Branding, Diferenciação territorial, Branding de cidades/regiões, Marketing de destino, Promoção de áreas geográficas, Atratividade territorial, Engajamento da comunidade local, Gestão da reputação territorial, Vantagem competitiva local, Marca coletiva de uma região, Storytelling territorial

Será focado no mercado interno, integrando um conjunto de pesquisas técnicas para identificar os impactos, comportamentos e perfis socioeconómicos dos visitantes. O Radar vai disponibilizar ainda o acesso aos resultados das sondagens empresariais que serão desenvolvidas pelo órgão municipal de turismo e o objetivo será avaliar o desempenho dos diferentes segmentos. A iniciativa vai criar também uma linha de subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento turístico da Capital da Paraíba. De acordo com o coordenador do RIET, Ferdinando Lucena, “a intenção é potenciar a marca João Pessoa alicerçada num turismo sustentável para que a cidade possa ser mais competitiva e atrativa, não só para os turistas, mas também para os pessoenses”, destacou.

Segundo o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, “os resultados ajudarão o destino e os demais órgãos ligados ao turismo a criar uma linha de ação focada nas necessidades da economia do setor”.

Já Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, aponta este projeto como um instrumento fulcral não só para apoiar em processos de gestão da marca territorial em tempo real, mas acima de tudo, dar uma resposta mais fundamentada aos desafios do futuro. Para o responsável, esta é mais uma oportunidade de estreitar relações entre Portugal e o Brasil de forma a construir uma autêntica plataforma de benchmarking intercontinental.

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