Skip links

CEIT recebe comitiva da Embratur para apresentar casos de sucesso de inovação territorial em Portugal

O CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial recebeu, nos dias 29 e 30 de junho, uma comitiva do EmbraturLAB, centro de inovação em turismo da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com o objetivo de promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito do branding, empreendedorismo, inteligência de dados e promoção territorial.

Os membros da direção de Inovação e Gestão da Embratur visitaram projetos públicos e privados em diversos municípios do país como Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto, entre outros. Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer propostas e soluções estruturantes no campo da inovação territorial, com foco no setor do turismo

O EmbraturLAB é o braço de inovação da Embratur e foi desenvolvido em parceria com universidades, investigadores e empreendedores. O seu objetivo principal é promover iniciativas que estimulem a sustentabilidade, acelerem a inovação, melhorem a competitividade dos serviços e aprimorem a experiência dos turistas estrangeiros no Brasil

Da esquerda para a direita: Marina Arruda, supervisora de inovação da Embratur, António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, Luís Ferreira, chefe de divisão de economia e turismo da Câmara Municipal de Braga, Edivaldo Barreto, gerente de inovação da Embratur, Giovanna Carvalho, coordenadora de projetos internacionais do CEIT, Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e Roberto Gevaerd, diretor de gestão e inovação da Embratur

Ao longo da visita, os representantes da Embratur tiveram a oportunidade de participar num conjunto de encontros institucionais, que visaram estabelecer parcerias e fortalecer os laços entre Portugal e o Brasil.

De acordo com Cristóvão Monteiro, presidente executivo do CEIT, “a partilha de boas práticas é fundamental na melhoria constante dos modelos de gestão de políticas públicas e impulsiona de forma estratégica o desenvolvimento e a dinamização dos territórios envolvidos”.

Ainda, segundo Giovanna Carvalho, coordenadora de projetos internacionais do CEIT, “esta iniciativa fortalece ainda mais nossa agenda de parcerias com o Brasil, impulsionando de forma estratégica o desenvolvimento e a dinamização dos territórios envolvidos. Além de posicionar os países, promove o intercâmbio de experiências bem sucedidas e reforça a importância contínua do diálogo entre estas instituições e demais stakeholders”.

Tanto o CEIT como a Embratur expressaram o seu compromisso em fortalecer a colaboração e promover parcerias que impulsionem a inovação e o desenvolvimento sustentável na indústria do turismo. Ambos ressaltaram a importância de aprender com as experiências dos dois países e aproveitar as melhores práticas para superar desafios e criar novas oportunidades.

Veja outras histórias.