Skip links

HISTÓRIAS

Contamos histórias de pessoasmarcasterritórios

Das lendas não contadas do nosso passado às narrativas das comunidades locais, procuramos inspirar-nos nos valores únicos de cada lugar.

EM DESTAQUE

ENTREVISTA

"Uma boa marca tem de refletir a autenticidade e a identidade do território"

Nascido no início de dezembro de 2022, ao abrigo de uma parceria entre o CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial e a Coimbra Business School, o Portugal Branding – Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais promete revolucionar as práticas nacionais ao nível da gestão de marcas territoriais, num trabalho que vai trazer também vantagens ao nível do turismo.

— TODAS AS HISTÓRIAS

A vida são dois dias e o Carnaval são três

Desde as glamorosas máscaras venezianas, ao samba do Rio de Janeiro, passando pelos sui generis Caretos de Podence, por todo o mundo, são várias as manifestações e expressões culturais que gravitam ao redor do Carnaval. Neste sentido, vários territórios têm-se vindo a posicionar como verdadeiros “destinos carnavalescos”, estruturando e promovendo uma vibrante agenda de ativação em prol desta temática.

Mas afinal, o turismo também entra em campo?

Quantos de nós, mesmo os que não acompanham o futebol, não parámos as nossas vidas porque a seleção iria disputar um jogo importante? Não há dúvida que o futebol tem a enorme capacidade de agregar comunidades inteiras como poucas outras modalidades o fazem. Mas afinal, o que é que o turismo tem a ver com tudo isto? Na realidade, mais do que se pensa.

Nomadismo digital como oportunidade para os territórios de baixa densidade

O conceito de “Aldeia Global” nasceu há meio século, por via do teórico Marshall McLuhan. Segundo este, as novas tecnologias iriam eliminar as barreiras geográficas e esta nova era permitiria que a Humanidade se organizasse em tribos, assistindo-se à transição do conceito de individualismo para uma identidade coletiva, a chamada “Aldeia Global”.

O seu território tem uma história para ser contada.